Sinafresp

Rosa de Ouro registra em livro 25 anos da luta sindical do fisco paulista

O livro Sinafresp: 25 anos de luta é um trabalho que trouxe muito orgulho para toda equipe da Rosa de Ouro. Em 1988, os brasileiros ganharam a Constituição Cidadã e os Fiscais do estado de São Paulo ganharam uma entidade que nascia para mudar os rumos da carreira. Desde então, o Sindicato dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo traçou uma história de lutas e conquistas.

Aos 25 anos de existência, o Sinafresp queria um registro à altura da comemoração. Para realização deste trabalho, a Rosa de Ouro foi contratada, “não medimos esforços para atender o Sinafresp”, conta Raquel Munhoz, diretora da Rosa. Foram entrevistados mais de 30 personagens, que concederam longas entrevistas. Além das conversas com as fontes, a equipe se debruçou sobre os documentos históricos da entidade e pesquisou todo contexto histórico dos últimos 25 anos. Foi realizado ainda um minucioso trabalho de apuração, redação, iconografia e arte.

O livro rendeu 176 páginas divididas em 7 capítulos que rememoram os momentos marcantes do Fisco estadual como a valorização da carreira, os avanços proporcionados aos agentes entre outras conquistas. Além das lutas da categoria, a edição enaltece uma característica única dos Fiscais: a grande capacidade de discutir assuntos de interesse público com relação fiscal como, por exemplo, a Reforma Tributária. O Sinafresp foi pioneiro e tratou o assunto com seriedade, propriedade admirável e obteve repercussão internacional.

Sinafresp: 25 anos de luta, brinda os leitores com um conteúdo completo transmitido por meio de uma publicação de extrema sofisticação e qualidade gráfica. A arte do livro acompanha o espírito arrojado do sindicato. A Rosa de Ouro quis passar ao leitor, a sensação de modernidade e pioneirismo, características latentes do Sinafresp. Uma instituição que sempre caminhou à frente do seu tempo e merecia uma publicação que traduzisse essa marca. A obra foi registrada no ISBN com tiragem de 10 mil cópias.