raquel-janna

Rosa de Ouro e Canudos: 5 anos de uma história de afeto e solidariedade

Ser uma empresa socialmente responsável sempre foi uma premissa da Rosa de Ouro desde o nascimento. Muito mais do que pagar corretamente os impostos e promover o respeito entre parceiros, colaboradores, clientes e fornecedores, as diretoras sempre se preocupam em contribuir para a construção de um país melhor.

Dessa vontade nasceu o contato com o Projeto Canudos, coordenado por Victor Hugo Bigoli, um projeto de extensão constituído por alunos e profissionais de diversas instituições parceiras. E a parceria, em que a Rosa de Ouro Comunicação atende de forma voluntária o Projeto Canudos, já perdura por 5 anos.

O Canudos é um Projeto de Extensão que iniciou suas ações em 2011 nas áreas da saúde, educação, direitos humanos e justiça, comunicação, cultura, geração de renda, tecnologia e meio ambiente. Todos os anos, são programadas quatro viagens nos meses de abril, junho/julho, outubro e dezembro. Mas é no meio do ano, durante as férias estudantis, que a maior atuação acontece: alunos voluntários, acompanhados de professores coordenadores, viajam de ônibus, atravessando o sudeste até Canudos Velho, no sertão da Bahia para levar conhecimento e atendimento médico à população local. São quase dois mil quilômetros que levam cerca de 44 horas para serem percorridos. O Projeto é composto por jovens estudantes cheios de expectativas, dispostos a utilizar parte das férias para viverem uma realidade totalmente diferente e colocar os conhecimentos teóricos em prática, e o mais importante: prestar solidariedade.

O sucesso das edições do Projeto Canudos é motivo de grande orgulho para toda equipe da Rosa de Ouro que se dedica voluntariamente o ano todo, para fazer a comunicação do Projeto.

A Rosa de Ouro também está presente nas missões, todos os anos as sócias Raquel Munhoz e Janaina Marquesini se revezam e vão até o município de Canudos junto aos voluntários para cuidarem de perto da comunicação e ajudarem na coordenação das ações. Além do registro jornalístico, a agência é responsável por todo material de gráfico como banners, crachás, camiseta, assessoria de imprensa, desenvolvimento e atualização do site e gerenciamento de mídias sociais. Tudo isso com o objetivo de dar visibilidade a esse trabalho fantástico realizado no semi-árido do estado da Bahia. A região é marcada pelas dificuldades causadas pela seca e pelo abandono do Poder Público, precisando urgentemente de assistência.

A agência acredita que este é apenas um passo de um longo caminho a ser percorrido para tornar socialmente responsável.