13958748 - man reading a newspaper in the kitchen

Publicação dirigida transmite sua mensagem de forma assertiva e direta

As pessoas são bombardeadas o tempo todo por uma quantidade enorme de informações que não conseguem assimilar. Esse fenômeno faz com que as pessoas se tornem cada vez mais seletivas e que consumam, mesmo que inconscientes, informações pertinentes aos interesses pessoais. Um cenário que abre espaço para publicações dirigidas feitas para satisfazer determinado público-alvo.

Gerar a informação correta para o público específico é essencial se você quer que sua informação chegue de forma assertiva.

Existem muitas ferramentas para falar diretamente com seu público, confira algumas delas:

Publicações House organ (jornais e revistas)

Jornais ou Revistas, muito utilizada por instituições do terceiro setor como associações, sindicatos e ongs e também no meio empresarial. São direcionados a um público específico de uma empresa ou entidade. Com um bom Projeto Editorial e Gráfico pode ser uma poderosa arma de comunicação, pois é concebido para divulgar os fatos e as realizações da instituição e pode ser desenvolvido em diversos formatos, dependendo do público a ser atingido. É importante que haja criatividade e que a publicação seja interessante com editorias bem definidas, conteúdos informativos e atraentes. Quem faz esse tipo de publicação deve se preocupar com imparcialidade nas opiniões, espaços para artigos e opiniões, espaço do leitor, utilidade pública e respeito à periodicidade. Deve também ter atenção total ao Projeto Gráfico que acompanhe a identidade da instituição, uma impressão de qualidade e, por fim uma distribuição bem feita.

Jornal Mural

Um meio de comunicação barato e direto. As características principais são: programação editorial com pautas diárias, programação visual com recursos gráficos que ressaltam fotos e ilustrações. É uma mídia que deve ser usada como apoio e não isoladamente, pois só comporta textos curtos e pontuais. Também é importante lembrar que o Jornal Mural é uma comunicação dirigida essencialmente ao público interno.

Relatórios

Muito utilizado para informar fatos de destaque e prestação de contas, geralmente é feito anualmente e tem como informações principais os avanços e conquistas obtidas pela Companhia nas mais diversas áreas da governança corporativa, ética, transparência e responsabilidade social.

Correspondências e Malas-diretas

Essas peças possuem um alto poder de comunicação se forem feitas com conteúdo claro e objetivo e de forma criativa. É importante que se tenha um mailing atualizado para não perder o investimento de envio.