jornal-cartilha

Cartilha desvenda a previdência no serviço público

A Rosa de Ouro recebeu a missão de um dos maiores especialistas em direito do servidor público no campo de previdência e precatórios, o advogado Julio Bonafonte. Com texto base, legislações e análises oferecidos pelo advogado e assessoria de Vanessa Pessoa, a equipe de redação da Rosa de Ouro desenvolveu a cartilha “Desvendando a Previdência no Serviço Público”.

O objetivo principal da Cartilha é auxiliar os servidores no processo previdenciário do funcionalismo. O advogado e presidente do Conselho Deliberativo da Assetj, Julio Bonafonte, se dispôs em decifrar didaticamente todos os passos burocráticos e legais em torno da previdência e da SPPrev (São Paulo Previdência).

Dividido em quatro capítulos, o manual apresenta listas de documentos de acordo com a categoria do servidor, formulários de comprovação de dependência, leis antigas e atuais cálculos de contribuição previdenciária e outras informações necessárias na hora de recorrer aos direitos previdenciários. Além disso, são fornecidos endereços e telefones úteis dos postos da SPPrev por todo estado.

A cartilha foi editada de forma didática e objetiva. Para facilitar o entendimento de assuntos complexos como legislações e procedimentos burocráticos, foram utilizados apelos visuais de sinalização, box explicativos e trechos de leis. Outro ponto alto são as ilustrações que representam os servidores do Judiciário, da administração, da saúde, da educação e da segurança pública esclarecendo dúvidas comuns com o Dr. Julinho, um personagem que auxilia os servidores nas mais variadas situações da vida em que precisam recorrer aos direitos da previdência. Casos reais são citados como exemplos em diversas situações.

Foram impressas cartilhas para uma tiragem distribuída para 25 entidades do serviço público para que pudessem reimprimir cópias para distribuição aos associados. A primeira a oferecer o material aos servidores foi a Associação dos Servidores do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo que também é cliente da agência.